1 min de leitura
11 Sep
11Sep

O uso de ácido acetilsalicílico em indivíduos com fatores de risco para infarte e derrame (sem nunca terem tido um dos dois) foi uma prática feita durante anos por cardiologistas...mas como tudo na medicina é uma VERDADE TRANSITÓRIA... vamos ver o que temos de evidências mais recentes?


2018 - Estudo ASCEND em diabéticos e o ARRIVE em não diabéticos com risco cardiovascular moderado e os ASPREE em pacientes com 70 anos ou mais testaram a eficácia dessa “prevenção” em grupos distintos e para a nossa surpresa... não houve NENHUMA DIFERENÇA em grupos com e sem a aspirina nas taxas de infarto, nenhuma diferença na mortalidade cardiovascular e maior risco de sangramentos e até câncer gastrointestinal em quem usou a medicação.


Assim, hoje...para quem nunca teve evento (IAM ou AVC) somente em situações muito particulares usamos a ASPIRINA preventiva!

Gostou? Compartilha com quem precisa dessa informação 


#cardiologia #cardiologistasp #cardiologistavilamariana #cardiologistas #medicinaintegrativa #coraçãosaudável #infarte #derrame #prevenção #longevidadesaudável


Enviado do meu iPhone

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.