Talvez seja essa a tarefa mais árdua de um cardiologista. Buscar o equilíbrio físico, emocional e social quando ainda não há doença instalada. Atuar em fatores e hábitos de risco que possam no futuro afetar de forma negativa a sua saúde. Nesta fase ganham destaque as mudanças comportamentais, de estilo de vida e quando necessário medicações. Que tal agendar o seu check up?
Quando pensamos em cardiologia, logo vem à mente situações crônicas ou sem "cura definitiva". Existem situações passíveis de resolução completa e geralmente o retorno à "normalidade"é tanto mais rápido quanto mais precoce acontece a intervenção.
Situações como hipertensão essencial, diabetes ou pacientes com aterosclerose instalada (gordura nas artérias) como aqueles que já infartaram, necessitam de controle periódico. Quanto mais cauteloso esse controle, melhor será a sua convivência com essas condições e menor será o sofrimento causado por elas.
Teve COVID-19? Pode ser que você precise de uma avaliação cardiológica! Sabemos que as infecções pelo coronavírus e outros vírus respiratórios podem envolver o sistema cardiovascular (coração e seus grande vasos) e ainda descompensar doenças pré-existentes como insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão. Sem contar na avaliação de atletas de alta performance antes do retorno aos treinos. Agende a sua avaliação.